Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 1.3/5 (1659 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página

VOCÊ É O USUÁRIO


SINTAXE DA LUNDA KIOKÔ
SINTAXE DA LUNDA KIOKÔ

SINTAXE DA LUNDA KIOKÔ  

          

 

         O culto de tradição Lunda Kioko é uma prática original de um povo bantu da região da Lunda Sul, de Angola, chamado Kioko. Povo claramente expansivo, espalhando-se de um cerco na origem de dois grandes rios da área do Cuango e Kasai, às vezes pacificamente, às vezes abrindo hostilidades com cidades vizinhas. Dirigiram do norte até o sétimo paralelo de latitude sul. Para o sul é o rio Cubango, Catanga leste e noroeste da Zâmbia, e no oeste os encontramos no território de Ovimbundos. O grande grupo étnico angolano no plano central deste fluxo, ao longo dos séculos, se virou para fora para ser a capital, a inserção de um Cuna étnico e, consequentemente, a consolidação das pessoas Lunda-Kioko. Com surgimentos e desdobramentos a partir do século XIX no Rio de Janeiro, e tendo no Tata Kwa Nkisi Tancredo da Silva Pinto um de seus líderes mais importantes, Omoloko é uma palavra que traduzida para a origem mussurumim Lunda-Kioko (etnia e região), que de acordo com a tradição religiosa e cultural bantu, preserva entre culto religioso essencialmente ligado à terra, água, ar e fogo apresenta também a interligadura como animal, vegetal e mineral. Lunda-kioko afirma a existência de duas forças básicas, positivo e negativo.

 

 

          A Tradição Lunda-Kioko cultua um Deus supremo chamado Nzambi, também conhecido como Nzambi-Mpungu, a natureza deificada e personificada nos Minkisi e nas entidades conhecidas como caboclos, pretos-velhos, crianças e catiços.

Originalmente o termo utilizado na Tradição Lunda-Kioko para designar a natureza deificada era Nkisi. Os Nkisi possuíam um correspondente nas divindades dos Kiokos, que parece ter ficado conhecida aqui no Brasil como Lunda.

 O sacerdote mais antigo dessa tradição que se tem registro é Tio Êrepê, tendo emigrado de São Luís do Maranhão para o Rio de Janeiro, acompanhado de Tio Bacayodé, João da Mina e Oscarina Sani Adió (que a tradição registra como sendo originária da Casa das Minas).


Foi no Rio de Janeiro que Tio Êrepê foi iniciado na tradição lunda Kioko. De Tio Bacayodé, descende diretamente Açumano Sáni Adió (Tio Sani), de quem, por sua vez, descende diretamente Tia Benedita de Yadoxé, que descende diretamente o Tata Nkisi Tancredo da Silva Pinto, a partir do qual descende, diretamente os demais adeptos da tradição Lunda Kioko no Brasil.

Essa árvore genealógica tem origem na área Subsaariana da África, vinda dos grandes Kimbandas da região do Alto Kasai. Ressaltamos aqui o grande respeito ao espirito ancestral do Lendário Ndumba Watembu considerado o pai das tradições Tchokwe.

 

(Obs: Dados Registrados na Biblioteca nacional)