Catiço Exú ou Pambu - Njila
É preciso que reconheçamos e respeitemos
as diferenças regionais do Candomblé brasileiro, mas devemos também ser coerentes para com o assunto. Os catiços são entidades comuns nos terreiros de candomblé do Brasil, muito provavelmente por influência da Umbanda, de onde provém grande parte de seus fiéis.
Convém desfazer a confusão entre Exu (divindade Ketu) e Pambu-Njila (divindade Bantu), que foram gravemente agredidos por parte dos adeptos do candomblé que lhes comparam com os Catiços, que por sua vez, foram também agredidos e comparados ao demônio (Deus predominante do mal na concepção católica apostólica romana).
Catiço não pertence aos cultos a nkisi e nem Orisá, assim como os caboclos e as demais entidades Brasileiras, que são provenientes do culto a Umbanda, por esse motivo é inaceitável ouvirmos catiços com nomes de (Njila, Mavambo, Mavilê e Pambu Njila).
Vamos louvar essas entidades que devem ser respeitadas, que tem seu valor e que são as heranças que nossos antepassados nos deixaram com muito respeito e carinho, não deixando que os menosprezem e nem escondam as suas verdadeiras identidades.
Texto extraido do livro (Ixi Minkisi Ia Lunda) - TATA ONÌ